Como vestir-se para uma entrevista de emprego ?

Já ouvimos várias vezes a seguinte frase: “A primeira impressão é a que fica”! Não sabemos ao certo se esta tese é comprovada, mas é melhor não arriscar.

Quando olhamos uma pessoa pela primeira vez, notamos o seu jeito de vestir, de arrumar o cabelo, de se cuidar… Pode não ser com detalhes, mas inconscientemente temos um pré-conceito sobre a pessoa observada.

Existem aqueles que veem alguém com tatuagem e acham que não é boa pessoa ou que observam um senhor de terno e supõem de que o mesmo é rico.

Imagina todos estes conceitos de princípio em uma entrevista de emprego que é algo tão importante?

Separamos três estilos para comparecer a esta reunião tão especial e finalmente decidir Como vestir-se para uma entrevista de emprego:

Como vestir-se para uma entrevista de emprego 3

1 – Estilo Formal

Há quem aposte no básico para não errar, principalmente quando não se sabe muito da empresa ou do cargo. Vestir-se com formalidade seria um terno ou camisa e calça com sapato social para homens e uma camisa e uma calça social acompanhada de um scarpin para as mulheres. Neste estilo é mais fácil optar por cores neutras (branco, preto, cinza, nude);

2 – Estilo Casual

Diríamos que este look é um “coringa”, pois fica em um meio termo. Pode ser composto por uma camisa e calça jeans (de preferência escura e sem muitos detalhes) e calçado social. As mulheres podem acrescentar um acessório básico (cintos, brincos, anel…);

Como vestir-se para uma entrevista de emprego3 – Estilo Informal

Se conhecer a empresa e esta for informal e despojada, você poderá investir em um modelo mais confortável e tranquilo. Pode-se optar por calça jeans, camisa, camisete, polo, sapatilha e até vestido na altura dos joelhos e sem decotes para mulheres.

Além das roupas, é necessário passar a imagem de limpeza. Cabelos cortados, penteados e limpos e unhas cortadas e bem lixadas.

Para as mulheres o uso de esmaltes e maquiagem está liberado, porém não se devem usar cores muito chamativas. Pode também usar salto, desde que você já esteja acostumada com ele, para não haver imprevistos.

É bom ressaltar que apesar de estarem bem vestidos a uma entrevista não é garantia de sucesso. Precisa preparar-se para as perguntas e diálogo com os entrevistadores.

Boa sorte !

P.S: Como você costuma vestir-se nas entrevistas de trabalho? Comente!

Graduada em Letras e Administração de Empresas com Ênfase em Marketing (Fundação Educacional de Fernandópolis) e formada em curso básico de Teologia. No momento, cursando pós-graduação em Coaching e Liderança na Universidade Católica Dom Bosco. Mãe de duas filhas maravilhosas, Esposa, Dona de casa e, acima de tudo MULHER…uma mulher de bem com a vida e focada em ajudar o próximo.

Deixe uma resposta

*