Como Ajudar Um Amigo?

Quantas vezes, em momentos das nossas vidas, sentimos falta de alguém para contar nossos problemas e pedir ajuda? Alguns até pararam para ouvir, porém não sabiam como proceder. Já passou por isto? Veja como ajudar um amigo

Já parou para pensar que alguém pode ter contado contigo e você acabou deixando a desejar?

Em muitos dos casos encontramos amigos deprimidos, nervosos, ansiosos ou indecisos e, não sabemos como agir.

Não sabemos se apenas ouvimos ou se damos opinião. São casos complexos que às vezes nossas experiências não nos permitem ajudar.

Como você pode proceder para ajudar um amigo?

Seu papel como amigo solidário tem vários elementos, os quais você precisa descobrir da sua própria maneira – mas aqui estão cinco sugestões que podem lhe ajudar:

  • Em primeiro momento você deve ouvirComo Ajudar Um Amigo

Saber o que está passando com detalhes é importante. A informação sobre o problema pode fazer com que você o ajude com calma a encontrar uma solução que ele não está enxergando;

  • Não ignorar ou banalizar o problema

Coloque-se no lugar do outro. Você gosta quando banalizam o seu problema? É pior do que deixar de ouvir. Frases como: “Deixa de ser bobo!” ”Esquece isto, tem muita gente pior que você!” Com certeza não irão ajudar;

  • NÃO mande seu amigo fazer algo se você não tem certeza se aquilo vai terminar bem

Se ele veio reclamando do cônjuge e você sente vontade de sugerir uma separação, ou, se ele reclama do emprego e você indica uma demissão. Não sugira nada do que possa prejudica-lo. Faça com que seu amigo ouça o seu próprio coração e tome suas próprias decisões. Imagina se você palpita e tudo dá errado?

  • Saiba manter segredo

Se alguém se abre com você, não saia contando a outras pessoas. Existem pessoas muito fofoqueiras e muito más que podem acabar de derrubar a pessoa que já está ferida. Poupe o seu amigo;

  • Abençoe o seu amigo

Não importa a sua religião, ore com ele. Peça a Deus para que o console e que lhe abra os olhos para que tome as decisões corretas. Passe um tempo (dias, semanas e meses) orando por ele e oferecendo ajuda sempre que necessário.

Uma hora pode ser você quem precise de ajuda. Ajudar os outros faz mais bem a nós do que a eles. Faça parte do time das pessoas de bem.

Importe-se, ame, doe-se e saiba como ajudar um amigo

 

P.S: Você já foi ajudado por alguém? Como se sentiu? Conte para nós!

Graduada em Letras e Administração de Empresas com Ênfase em Marketing (Fundação Educacional de Fernandópolis) e formada em curso básico de Teologia. No momento, cursando pós-graduação em Coaching e Liderança na Universidade Católica Dom Bosco. Mãe de duas filhas maravilhosas, Esposa, Dona de casa e, acima de tudo MULHER…uma mulher de bem com a vida e focada em ajudar o próximo.

Deixe uma resposta

*