Açúcar ou Adoçante ?

Açúcar ou adoçanteVárias pessoas acreditam que a substituição do açúcar pelo adoçante é uma alternativa saudável para o emagrecimento.

O açúcar refinado é altamente calórico e quando consumido em excesso pode provocar o aumento de peso e o aumento na produção de insulina.

O processo de refinamento do açúcar refinado faz com que perca os nutrientes. A opção mais indicada é o açúcar mascavo, já que não passa pelo processo de refinamento, mantendo suas propriedades nutricionais.

O adoçante é um produto composto de edulcorantes com substâncias que possuem alta capacidade de adoçar e são dezenas ou até centenas de vezes mais doce que o açúcar. Entre eles temos seguintes adoçantes:

 

  • – Os naturais: que são compostos por edulcorantes de frutose (contém calorias) e de stévia;
  • – Os artificiais: de sacarina, de aspartame, de ciclamato, de sucralose e de xilitol.

De início a indicação de adoçantes era apenas às pessoas que precisavam seguir uma dieta sem adição de açúcar. É o caso de diabéticos, por exemplo.

Temos observado um aumento de produtos diet e light que são adoçados com adoçantes e que são consumidos por quase toda a população que querem emagrecer ou manter o peso.

Existem pesquisas (ainda não comprovadas) que afirmam que o uso de adoçantes pode gerar riscos à saúde.

Existem pessoas que não abrem mão do açúcar experimentam a opção light, que possui as mesmas calorias do açúcar comum, só que possui um poder adoçante maior, necessitando de menos quantidade para adoçar. É uma mistura de açúcar com adoçante.

De acordo com o nutrólogo Mohamad Barakat, do Health4Life (SP).

“Em todas as situações, abdicar do açúcar e dos dulcificantes adicionados seria a melhor escolha, sem dúvida.”

Isto não significa que devemos vetá-los da nossa alimentação, já que encontramos os açúcares em massas, cereais, leite e frutas. Porém, é necessário tomar muito cuidado, pois o excesso de açúcar gera um processo inflamatório, o que acarreta obesidade, diabetes, hipertensão e síndrome metabólica.

Como tudo na vida, o que é em excesso faz mal a saúde. Para uma melhor alimentação, opte por menos quantidade de açúcar mascavo e evite ao máximo o consumo de açúcar refinado.

P.S: O que você tem usado com mais freqüência para adoçar seus alimentos, açúcar ou adoçante ?

Graduada em Letras e Administração de Empresas com Ênfase em Marketing (Fundação Educacional de Fernandópolis) e formada em curso básico de Teologia. No momento, cursando pós-graduação em Coaching e Liderança na Universidade Católica Dom Bosco. Mãe de duas filhas maravilhosas, Esposa, Dona de casa e, acima de tudo MULHER…uma mulher de bem com a vida e focada em ajudar o próximo.

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