5 Motivos Para Fazer a Refeição em Família

A vida moderna de hoje tem modificado os nossos hábitos que deveriam ser conservados para o nosso próprio bem estar. Um destes hábitos que é muito importante, é o de sentar para comer em família, Refeição em Família… (café, almoço e jantar).

Acontece muitas vezes dos horários não baterem e cada um almoça ou janta em horários ou lugares diferentes.

Temos os casos em que a família almoça ou janta no mesmo horário e no mesmo lugar. Porém, estão à frente de uma TV, smartphone ou computador, o que gera um distanciamento tanto quanto o de estarem separados.

Para que você se beneficie e esteja mais próximo de seus filhos e cônjuge, separamos alguns benefícios de se sentarem juntos à mesa e fazer a refeição em família. É garantido que todos da família ficarão satisfeitos.

refeição em família

  1. Ao sentarem-se à mesa com seus filhos, eles tornam-se mais confiantes

    O fato de dialogarem com seus pais faz com que se sintam mais amados e menos depressivos. Chegar no jantar e contar como foi o dia, receber conselhos e até fazer brincadeiras é muito importante tanto para as crianças quanto aos adolescentes;

  2. Todos terão hábitos mais saudáveis

    Sabemos que quando comemos fora de casa, o risco de comer fast food aumenta e muito. Principalmente se deixarmos para nossos filhos a responsabilidade de escolherem, sozinhos, a sua alimentação. Com todos à mesa você poderá ensiná-los a comerem mais frutas, verduras e legumes;

  3. Evita os filhos de terem relações sexuais precocemente e de usarem drogas

    Quando estamos à mesa as conversas surgem e os nossos filhos querem compartilhar o que aprenderam na escola e, nós sabemos que não é apenas o que a professora ensina. Também sabemos que os irmãos sempre entregam uns aos outros em um momento de conversa e você pode inteirar-se da vida de cada um e trocar experiências;

  4. As mães podem ficar menos estressadas

    Muitas das mães que trabalham sentem-se culpadas por não terem tempo suficiente para os filhos e, isto acaba estressando-as. O fato de sentarem-se a mesa pode fazer com que elas sintam-se mais próximas aos filhos;

  5. Você pode economizar muito

    Comer em casa é muito mais em conta do que comer uma marmita ou um lanche com refrigerante todos os dias. Em um restaurante, a água, luz, aluguel, entre outros estão todos embutidos no preço do produto e isto gera maior gasto para você consumidor.

Em 2004, a revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine publicou um estudo com 4.746 crianças de 11 a 18 anos de idade onde mostra:

… as refeições frequentes em família estão associadas a um menor risco do desenvolvimento do hábito de fumar, beber e usar maconha, entre os jovens. O estudo também indicou uma menor incidência de sintomas de depressão e pensamentos suicidas, além de melhores notas na escola…

Não temos muito tempo a perder, não sabemos até quando estaremos com nossos familiares e é muito bom criar esta tradição de viver unidos em sua família.

Não perca esta oportunidade!

 

P.S: Você tem sentado à mesa com sua família? Comente nas respostas abaixo.

Graduada em Letras e Administração de Empresas com Ênfase em Marketing (Fundação Educacional de Fernandópolis) e formada em curso básico de Teologia. No momento, cursando pós-graduação em Coaching e Liderança na Universidade Católica Dom Bosco. Mãe de duas filhas maravilhosas, Esposa, Dona de casa e, acima de tudo MULHER…uma mulher de bem com a vida e focada em ajudar o próximo.

Deixe uma resposta

*